fbpx

9 Dicas para Desenvolver uma Equipe de Alto Desempenho

Quando você pode dominar a capacidade de formar e manter equipes de alto desempenho, você se torna um ativo muito valioso para sua empresa. Use estas 9 dicas dos principais líderes de negócios para desenvolver uma equipe de alto desempenho:

  1. Tenha uma meta clara e concisa

Isso precisa começar no topo. A alta gerência precisa estabelecer e comunicar claramente os objetivos e valores da organização. Isso deve ser realizado através do desenvolvimento de declarações de visão e missão, de modo que os objetivos gerais da organização sejam concretos e claros para todos.

Usando a declaração de missão como uma estrutura, os chefes de departamento podem definir metas claras para as equipes dentro de suas divisões. Por sua vez, os gerentes, usando a estrutura transmitida pelos chefes de departamento, podem definir metas para suas equipes individuais.

Ao usar essa abordagem, todos estão cientes de suas metas individuais, de suas metas de equipe e de como essas metas contribuem para atingir as metas gerais estabelecidas na declaração de missão.

 

  1. Torne-o exclusivo

Líderes empresariais bem-sucedidos sabem que as pessoas realmente trabalharão mais e ficarão mais felizes se o que estão trabalhando for considerado exclusivo ou especial.

Um bom gestor pode criar um ar de exclusividade, utilizando rigorosos padrões de contratação, bem como altos padrões de desempenho. Isso, juntamente com um pacote de remuneração exclusivo para o grupo (pode ser um salário mais alto, bônus por desempenho, férias extras, horário flexível etc.).

Todas essas coisas se combinam para criar uma atmosfera exclusiva que incentiva as pessoas a se esforçarem para entrar e manter sua posição dentro da equipe.

 

  1. Avaliar conjuntos de habilidades

Esse é um processo em andamento. Você deve ter uma boa ideia de quais habilidades são necessárias antes mesmo de formar uma equipe. Somente quando estiver claro para você sobre os conjuntos de habilidades necessários para o projeto, você deve começar a montar sua equipe.

Depois de recrutar os membros da equipe, não se esqueça de monitorar e avaliar continuamente o desempenho deles para garantir que os padrões e as metas sejam atingidos.

 

  1. Puxe, não empurre

Como líder de equipe, você precisa liderar pelo exemplo. Qualquer um pode latir ordens e fazer exigências aos funcionários, mas se você estiver disposto a liderar o caminho, isso mostra uma compreensão das demandas do projeto, além de legitimar seu papel como líder.

Essa regra também deve ser seguida quando um membro da equipe individual não estiver à altura das expectativas. Seu primeiro pedido de negócios deve determinar por que eles não estão atingindo o padrão.

É uma questão de não ter os recursos certos para fazer o trabalho? Um problema de comunicação dentro do grupo ou um problema pessoal que está causando uma distração?

Seja qual for o caso, um bom líder de equipe terá tempo para entender o problema e, em seguida, ajudar a facilitar uma solução. Ajude sua equipe a encontrar soluções em vez de apenas resultados exigentes.

 

  1. Promover a tomada de decisão colaborativa

Respeitando essa regra inicial, você pode evitar grandes dores de cabeça na estrada.

Comece por ter reuniões regulares da equipe para discutir tanto o progresso geral da equipe quanto o progresso dos membros individuais da equipe. Quando feito corretamente, essas reuniões destacarão possíveis áreas problemáticas que possam surgir. Lembre-se de que as ações de cada indivíduo dentro do grupo podem afetar o desempenho de todas as outras pessoas. Portanto, identificar os possíveis conflitos antecipadamente é o objetivo.

Ao utilizar um processo colaborativo de tomada de decisão, é mais provável que os indivíduos do grupo estejam satisfeitos e se apropriem da solução do que se a decisão lhes for imposta. Isso também contribui para a coesão geral da equipe.

Agora, com isso dito, sempre haverá ocasiões em que não é possível ou viável tomar uma decisão colaborativa. Nesses casos, o líder da equipe deve tomar a decisão e seguir em frente.

 

  1. Promova uma atmosfera “aberta”

Nada inibe um progresso da equipe mais do que um ambiente “fechado”. Cada organização precisa de regras e diretrizes para funcionar, mas elas não devem ser tão onerosas para sufocar a criatividade.

Os membros da sua equipe de alto desempenho devem se sentir seguros em se expressar sem críticas. Isso é especialmente verdadeiro em reuniões e sessões de brainstorming. Estes são os momentos em que as ideias malucas que estão “fora da caixa” devem ser encorajadas. É assim que você pode incentivar a inovação.

 

  1. Reconhecer alto desempenho

Em qualquer situação de equipe ou grupo, a produtividade pode ser medida e uma norma ou nível médio de produtividade pode ser determinado.

Por definição, metade da equipe terá um desempenho abaixo da média e metade da equipe superará a média. Quando os 10%, 20% ou 30% mais altos estão sendo reconhecidos publicamente, incentiva o restante a obter mais.

É também uma ótima maneira de aumentar o moral da equipe. E foi demonstrado que a alta moral dos funcionários está correlacionada positivamente com a produtividade.

O reconhecimento é uma ótima maneira de reforçar a coesão dentro do grupo.

 

  1. Evite a armadilha “Jogo Soma-Zero”

Um jogo de soma zero é aquele que, para alguém ganhar, alguém tem que perder. Isso é exatamente o oposto do que você está procurando em uma equipe de alto desempenho.

Em um jogo de soma zero, os sucessos individuais são comemorados pelo sucesso do grupo. Isso pode degenerar rapidamente em membros do grupo que acumulam recursos, limitam a comunicação e até mesmo sabotam outros membros da equipe.

Obviamente, a coesão da equipe se desfaz nesse ponto, assim como as chances de produzir um bom resultado para o grupo. Evite essa dinâmica potencialmente desastrosa concentrando-se na cooperação em vez de na competição, no sucesso da equipe em vez do sucesso individual e sempre encoraje a comunicação aberta.

 

  1. Tenha Liderança Confiável

Equipes de alto desempenho devem ter confiança em sua liderança. Este é um requisito, não uma opção, se você é sério sobre a criação de uma equipe excepcional. Sem confiança, um líder é pressionado a inspirar os outros a seguir.

Construir e manter a confiança de uma equipe significa que os indivíduos dentro da equipe seguirão a direção de boa vontade, sem coerção, e terão muito mais probabilidade de produzir um bom resultado. Eles também são muito mais propensos a esticar seus limites e ir além do chamado do dever para alcançar melhores resultados.

Quando você está tentando construir confiança dentro de um grupo, há três coisas importantes para ter em mente:

Primeiro, as pessoas confiam nas pessoas de que gostam. Comece construindo um relacionamento positivo com os indivíduos da equipe.

Em segundo lugar, confiamos nas pessoas com conhecimento ou experiência. Isso é especialmente verdade se esse conhecimento for usado para nos ajudar a resolver problemas. Portanto, use seus conhecimentos para ajudar os membros de sua equipe.

Por fim, seja alguém com quem os membros da sua equipe podem contar. Mantenha-se fiel à sua palavra, quando você diz que vai fazer alguma coisa, faça. Não faça promessas que você não pode cumprir e esteja sempre disposto a batalhar pelos membros de sua equipe.

 

Conclusão

Como discutimos acima, existem muitas facetas para desenvolver e manter uma equipe de alto desempenho. E, embora os benefícios de ter uma equipe assim sejam óbvios, ser capaz de manter esse nível de desempenho durante esse longo período é muito mais difícil.

 

Como acontece com qualquer empreendimento humano, as mudanças que ocorrem com o tempo inevitavelmente desgastam o desempenho. Coisas como complacência, insatisfação no trabalho, rotatividade de funcionários e até mudanças na alta gerência podem afetar a dinâmica do grupo e o desempenho da equipe.

Estar ciente desses problemas para que você possa lidar com eles desde o início é a chave para manter o desempenho de sua equipe. É sempre melhor antecipar e se preparar para os problemas em vez de reagir a eles depois que eles ocorrerem.

Há uma enorme diferença em se envolver com uma equipe de alto desempenho em comparação a uma equipe média ou de baixo desempenho. Não apenas na qualidade do trabalho produzido, mas também na satisfação no trabalho dos membros da equipe.

A maioria de nós está envolvida em uma equipe disfuncional pelo menos uma vez em nossas carreiras, com muitos de nós já passou várias vezes. A sabotagem, o esfaqueamento nas costas e a toxicidade envolvidos nesses grupos apenas perpetuam os problemas que deveriam resolver.

Se você suspeitar que uma equipe tenha passado para este ponto, a melhor coisa a fazer é dissolvê-la e começar de novo. Mesmo com equipes de alto desempenho, a capacidade de manter o mesmo nível de qualidade diminuirá com o tempo.

A tecnologia muda, assim como a concorrência, por isso, não tenha medo de reajustar, reconfigurar ou até mesmo dissolver equipes formalmente bem-sucedidas para lidar com essas mudanças.

E enquanto os negócios, a tecnologia e a equipe mudam com o tempo, a natureza humana não muda. Enquanto houver esforços humanos que exijam o trabalho em equipe, esses 9 segredos da equipe de alto desempenho proporcionarão a você a melhor chance de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *