fbpx

Descubra os segredos das equipes de alto desempenho

Formar equipes é uma natureza humana básica. Afinal, não demorou muito para que os homens das cavernas percebessem os benefícios do trabalho em equipe. Tornou-se bastante evidente que um humano solitário na pradaria provavelmente seria morto e devorado por predadores, mas um grupo de humanos poderia se organizar para que o que originalmente era um predador se tornasse a presa dos humanos.

Esse é o efeito sinérgico do trabalho em equipe. O que é impossível realizar sozinho torna-se possível com esforços coordenados de uma equipe.

Em sua forma mais simples, uma equipe pode ser definida como “um grupo de pessoas reunidas, todas trabalhando em direção a um objetivo comum”. Mas isso é apenas o básico. Usando essa definição, qualquer grupo de pessoas pode ser considerado uma equipe. Gestores inteligentes sabem como montar equipes de alto desempenho que podem lhes dar uma vantagem sobre a concorrência.

Uma equipe mal gerenciada ou de baixo desempenho pode criar muito mais problemas do que resolvem. Por outro lado, quando gerenciadas corretamente, as equipes de alto desempenho são os melhores ativos individuais que qualquer empresa pode ter:

Promover um senso de comprometimento – Equipes de alto desempenho promovem um profundo senso de comprometimento e lealdade aos objetivos da equipe e à organização.

Melhores resultados – Equipes de alto desempenho geralmente produzem melhores resultados do que uma equipe padrão, independentemente da métrica usada para avaliá-los. Qualidade nos resultados, prazos, horários, etc.

Papéis claramente definidos – os membros individuais da equipe terão uma compreensão clara dos objetivos da equipe e de suas funções individuais dentro dessa estrutura.

Promove a competição saudável – fazer com que cada membro da equipe entenda exatamente como sua contribuição para o sucesso da equipe promove um senso de obrigação para os colegas de trabalho que podem melhorar o desempenho.

Habilidades Complementares – Uma equipe de alto desempenho consistirá de diversos membros com diferentes habilidades. Isso permite sessões construtivas de brainstorming que se baseiam nas contribuições umas das outras.

Criação de confiança – os membros de uma equipe de alto desempenho desenvolvem uma interdependência nos outros membros da equipe para concluir o projeto. Essa interdependência é o que constrói a confiança dentro do grupo.

Como gestor, seu sucesso ou falha pode ser determinado por sua capacidade de criar e gerenciar uma equipe de alto desempenho. Afinal, nos negócios, todos somos julgados pelos resultados que trazemos para a empresa. Se você domina a capacidade de formar e manter equipes de alto desempenho, você se torna um ativo muito valioso para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *