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Saiba como enfrentar a Ansiedade nas provas

Experimentar a ansiedade da prova é natural. De fato, a maioria das pessoas – mesmo aquelas que se prepararam extensivamente – experimentam algum nível de ansiedade antes e durante os testes. Embora um certo nível de ansiedade seja benéfico (já que motiva os alunos a se prepararem adequadamente), muito pode ser prejudicial se os impedir de estudar, se preparar adequadamente ou se concentrar durante uma prova.

Estas estratégias a seguir podem ajudá-lo a controlar a ansiedade:

Desenvolva bons hábitos de estudo. Uma das maneiras mais eficazes de lidar com a ansiedade da prova é através da preparação adequada. Além de prepará-lo para as perguntas de uma prova, o estudo também aumentará sua confiança. E à medida que sua confiança aumenta, sua ansiedade diminuirá.

Esteja preparado. Se você está completamente preparado para uma prova a ponto de estar familiarizado com qualquer pergunta que possa ser feita, a ansiedade diminuirá drasticamente. Há pouca razão para sentir ansiedade por uma prova para o qual você se preparou. Se você está estudando um assunto ou conceito que é difícil para você entender, comece cedo no semestre trabalhando com seu professor, com a ajuda do professor ou com um professor particular para obter a ajuda que precisa.

Não deixe tudo para última hora! Tentar estudar tudo para um exame na noite anterior é uma das principais causas de ansiedade nas provas. Os alunos que costumam estudar regularmente para um exame durante o período terão menos ansiedade do que aqueles que decidem estudar um dia ou até mesmo horas antes. Se você está estudando um assunto difícil (ou seja, química, biologia, matemática, etc.), é imperativo que você comece a estudar logo no início do semestre, pois é provável que você se depare com conceitos, tópicos e assuntos que exigem ajuda externa.

Exercite-se. Exercício alivia o estresse e aumenta a função mental. Também pode aumentar a energia. Se você tomar um tempo para cuidar do seu corpo, sentirá muito menos ansiedade.

Durma bastante. O sono adequado é necessário para uma boa saúde, mas também é um meio eficaz de diminuir a ansiedade. É por isso que é recomendável dormir bastante na noite anterior a um teste. Recomendamos que você durma bastante a semana inteira antes de um teste. Se você não dormir o suficiente antes, ficará fatigado, menos capaz de se concentrar, incapaz de lembrar de tudo e mais ansioso.

Alimente-se adequadamente. Nunca faça uma prova de estômago vazio. Você não precisa apenas dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro e energia física, fazendo uma prova com um estômago vazio, resmungando, tornará mais difícil para você se concentrar. Alguns alunos deixam de comer antes de uma prova porque não querem tirar tempo do estudo de última hora. Você não precisa comer uma refeição de quatro pratos antes de cada teste, mas pelo menos pegue uma maçã ou algum outro lanche saudável.

Mantenha-se positivo. Permaneça positivo e concentre-se em fazer bem no teste. Se você insistir em pensamentos negativos, isso aumentará sua ansiedade e dificultará sua realização.

Fique relaxado. Tire alguns minutos para relaxar antes de fazer uma prova. Se você está lutando para relaxar, respire fundo. Tire um momento e limpe sua cabeça. Concentre-se em algo completamente alheio à prova, ou mesmo à escola. Pense em algo divertido que você está planejando mais tarde durante a semana, ou talvez uma viagem divertida que você estará fazendo. Quando estiver calmo, entre e faça o teste.

Concentre-se na experiência de aprendizagem. Não seja muito duro consigo mesmo se você não corresponder às suas expectativas em uma prova. Em vez disso, aprenda com a experiência para poder fazer as mudanças necessárias para o futuro.

Peça por ajuda. Se tudo falhar, peça ajuda. Ansiedade para provas pode ser debilitante para os alunos. Se a sua mente ficar completamente em branco toda vez que você se sentar para fazer uma prova, provavelmente precisará falar com seu professor ou com um orientador. Não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda. Ansiedade de teste pode ser uma condição psicológica real que pode levar estudantes mal-intencionados e esforçados a apresentar um desempenho acadêmico insuficiente. Não deixe que seja você.

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