fbpx

O CETESA - Centro de Treinamento Sistêmico Avançado é uma iniciativa do IBRAM - Instituto Brasileiro de Acupuntura, uma organização social com mais de vinte anos de história na capacitação de profissionais de saúde e atendimento de populações carentes, em todo o Brasil, por meio das práticas complementares e integrativas.

O CETESA foi criado para auxiliar a nossa comunidade a superar os desafios crescentes dos novos mercados de trabalho, onde as empresas não contratarão pessoas, mas sim conjuntos específicos de habilidades e competências, por períodos determinados, sempre em busca de objetivos estritamente definidos.

Esta é a chamada Gestão Ágil de Talentos, ou seja, os profissionais são contratados de acordo com as demandas pontuais das empresas e dispensados logo que terminam os seus projetos. Assim, as organizações passarão a gerir um banco de talentos, sem vínculo formal e sempre com alternativas para suprir suas necessidades.

A Reforma Trabalhista de 2017 tratou especificamente de dar forma a essa nova realidade e o caso da Universidade Estácio de Sá, colocado no texto, é uma ilustração muito boa da validade desse conjunto de afirmações.

Para conseguir espaço nesse novo ambiente de trabalho, todos os profissionais devem adquirir um conjunto específico de habilidades de trabalho e competências de vida.

As habilidades de trabalho fundamentais para esse contexto, no horizonte de 2020, são:

Resolução de problemas complexos
Pensamento crítico
Criatividade
Gestão de pessoas
Coordenação com outros
Inteligência Emocional
Julgamento e tomada de decisão
Orientação a serviços
Negociação
Flexibilidade cognitiva

O PENSAMENTO SISTÊMICO

O nosso conceito fundamental de Pensamento Sistêmico é:

“Nada em nosso dia a dia é definido em si mesmo, ou seja, funciona sozinho. Tudo que forma o universo à nossa volta é composto por um conjunto, muitas vezes não óbvio, de componentes que se alinham por meio de um equilíbrio de forças e um conjunto de inter-relações específico. Estes são os sistemas que, com maior ou menor intensidade, influem diretamente em nossas vidas.

O Pensamento Sistêmico é o entendimento desse paradigma e que para inferir sobre esses sistemas é preciso desenvolver a capacidade de entender como estes se estabelecem, em torno de seus componentes, como o seu equilíbrio está estabelecido e o significado do conjunto de regras que controla a suas inter-relações. Essa capacidade é a Aprendizagem Sistêmica, que permite os indivíduos utilizar os sistemas à sua volta com maior eficácia e com mais equilíbrio em relação aos processos dos mundos naturais e econômicos.”

Na realidade, todos nós temos esta capacidade latente. Senão não estaríamos nem vivos, porque simplesmente não conseguiríamos nem balancear nossa energia para cumprir nossas tarefas de subsistência.

O que precisamos, neste momento, é aprender a intensificar essa capacidade e torna-la uma vantagem para enfrentar os desafios do novo mercado de trabalho. Essa é a proposta fundamental do CETESA, que se desenvolve inicialmente sobre as cinco dimensões estabelecidas por Peter Senge para a Aprendizagem Sistêmica:

Domínio Pessoal

É a habilidade de criar ambientes favoráveis para o engajamento dos indivíduos em processos de mudança, desafio, ou melhoria, que facilitem o alcance de objetivos, metas, ou indicadores previamente estabelecidos. Estes ambientes devem começar por você.

Modelos Mentais

É a habilidade de refletir sobre os desafios e problemas que devem ser trabalhados, de forma estruturada, para se encontrar caminhos de melhoria contínua, a partir de mapas conceituais que auxiliem na tomada de decisão. Esta é a habilidade fundamental para iniciar a liderança de qualquer processo.

Visão compartilhada

É a habilidade de compartilhar sua visão com um grupo e torna-la propriedade de todos. Isto é o segredo para manter o engajamento dos indivíduos em relação à busca de um futuro pretendido e a sobreviver aos desafios que se acumulam naturalmente no caminho. Esta é a chave para a manutenção da liderança em qualquer processo.

Pensamento Sistêmico

É a habilidade de entender as conexões entre os componentes que formam cada sistema e que o seu funcionamento, como um todo, depende do desempenho individual e do equilíbrio entre todos. Em nossa sociedade conectada essa é a habilidade central para a formação da Aprendizagem Sistêmica e sua aplicação, em busca de resultados transformadores para a vida de cada um.

Assim, em todas as propostas de desenvolvimento do CETESA são construídas sob estes paradigmas da Aprendizagem Sistêmica, para promover a capacidade individual de cada um de buscar novas maneiras de enxergar o mundo à sua volta e prover alterações significativas para a sua melhoria, em seus cinco domínios fundamentais.